Mais-Valia

Mais-Valia


Segundo Karl Marx, é a base do lucro em um sistema capitalista. Em resumo, é a diferença entre o que o trabalhador produz e o que ele ganha. Exemplo: o cara produz 4 mil reais e recebe 2 mil. O que a teoria diz é que o patrão roubou 2 mil do funcionário.
Vejo muita gente defendendo a tese de que a Mais-valia não pode existir. Acham que: “ tudo que o trabalhador produz é somente dele”.
Vamos pensar um pouco: Considere o fator TEMPO!
Quando alguém abre um negócio, não ganha dinheiro imediatamente. O empreendedor precisa investir um capital inicial e normalmente faz aportes mensais pois o faturamento da empresa não é suficiente para pagar as contas. Demora um tempo para que os ganhos da empresa passem a ser suficiente para cobrir as despesas totalmente. Demora mais tempo ainda para o empreendimento “pagar” ao dono o que foi investido desde o início. Um processo que normalmente dura anos para ocorrer e, se não der certo, o patrão que arca com o prejuízo sozinho.
Posso sugerir três alternativas:
A) O empresário não abre o negócio pois não vai ter lucro. Resultado: DESEMPREGO;
B) O funcionário trabalha de graça até o negócio começar a se bancar e, aí sim ele vira sócio com o mesmo percentual de participação que cara que seria seu patrão (50% pra cada um se forem só os dois), nesse caso, um cobre os custos com aluguel, condomínio, impostos, água, luz, telefone, publicidade, etc. E o outro entra com sua força de trabalho (mas não ganha nada no início, vai ter que se virar pra comer, se vestir, etc.). Depois que a empresa passar a “se bancar”, o trabalhador começa a receber um pro-labore igual ao do seu sócio. Lembrando que se der errado, vai cada um pro seu canto. Resultado: O cara que entra com o trabalho VAI MORRER DE FOME antes de o negócio dar lucro;
C) Uma outra solução seria o trabalhador conseguir um empréstimo e se arriscar montando uma empresa sozinho. Mas vale lembrar que o risco é enorme: a grande maioria das empresas brasileiras fecha antes de completar 5 anos de vida. Ainda mais se for de pequeno porte.
O que acontece é que o funcionário precisa pagar suas contas e sustentar sua família. Ele não pode esperar o negócio dar lucro a ponto de se pagar e ter uma sobra para começar a receber. Então, ele aceita receber um salário compatível com o mercado de acordo com o que ele produz e o seu chefe arca com os custos e riscos do negócio mas usufrui da Mais-valia após passar por todo o processo.
Não estou dizendo que o trabalhador deve se conformar! Pelo contrário! Ele deve se aprimorar sempre para crescer na empresa onde trabalha, conseguir um emprego melhor ou abrir seu próprio negócio quando tiver uma oportunidade.

E volto a dizer: sem empresa, sem emprego!

Comentários