Desigualdade é igual a Pobreza?




Dois amigos pobres (um alto e forte, outro baixo e magro) encontraram uma lâmpada mágica. Ambos correm para alcançar o objeto e esfregam ela ao mesmo tempo. Surge um gênio e diz que apenas um deles poderá fazer um pedido mas o outro receberá o dobro. O maior, começa a agredir o menor para obriga-lo a pedir alguma coisa e ficar com o dobro. Quando o menor não aguentava mais apanhar, finalmente fez o pedido: “Quero ficar cego de um olho!”.

Parece que muitas pessoas não querem melhorar sua situação de vida mas sim que o semelhante não tenha mais que ele.

O vereador Tarcisio Motta (PSOL/RJ), deu uma entrevista ao repórter Rica Perrone no início de 2015. Ao 5:41 Perrone pergunta ao parlamentar: “você apoia a anistia a traficantes?”. A resposta foi: “Eu apoio a anistia a quem esta trabalhando no tráfico. Os pobres, negros, que estão trabalhando assim por falta de opção. Ao grande traficante, aquele que realmente esta ganhando dinheiro com o tráfico, esses a gente não apoia a anistia!”. Assista ao vídeo:



Mas então não importa se roubaram, mataram, estupraram, etc? Terão anistia? O problema é ter dinheiro?

O problema é o rico ser rico ou o pobre ser pobre? Nosso problema é a desigualdade ou a pobreza? É a mesma coisa?

Alguns defendem que para alguém ganhar, outro tem que perder, ou seja, pra uma pessoa ganhar 1 real, outra pessoa tem que perder o mesmo valor. Ou, em uma população de 101 pessoas, para um ganhar um real, cada um dos outros perderia 1 centavo.

Não é nada disso!

Se considerarmos uma região com 100 habitantes, cada um deles ganha 10 mil reais por mês e de repente Bill Gates se muda para lá, desigualdade passa a ser absurda. Mas ninguém vai ficar mais pobre por conta disso. Pelo contrário, o mega empresário tende a contratar serviços e comprar produtos na região e a tendência é que as rendas das famílias aumentem muito mais.

Outra coisa que podemos considerar é o ranking de desigualdade:

Basta ordenar a lista pela coluna do Banco Mundial (4ª) e veremos que muitos países com mais facilidade de fazer negócio tem uma desigualdade bem menor que países com grande intervenção do estado na economia. Repare que Dinamarca, Japão, Suécia, Noruega, Alemanha, Holanda e Canadá apesar de terem muita facilidade de mercado, possuem uma divisão de riquesas bem mais igualitária que Africa do Sul, Bolívia, Brasil, Venezuela e China. Isso quer dizer que não necessariamente existe uma relação entre pobreza e desigualdade.

No tocante à ideologia, já comentei como é feita a divisão no Capitalismo e no Socialismo.

Voltando à piada do gênio, se fosse eu, faria de tudo pra ser o primeiro a pedir. Iria logo falar um valor bem alto, por exemplo: “10 bilhões de reais”. Vai que o outro cara pede só “mil reais” ;)

Comentários

Postar um comentário