O Mandela que você não conhece




Sempre defendi que as pessoas precisam ouvir ao menos duas opiniões distintas para poder debater um assunto. Mas quando se fala em Nelson Mandela, parece que isso é impossível. Todos falam dele como se fosse a perfeição em forma de ser humano! Será que ele foi tão bom assim?

O que aprendemos na escola e ouvimos nos meios de comunicação, é que ele foi considerado o maior símbolo dos Direitos Humanos de todos os tempos, inclusive ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

Lutou contra a tirania do Apartheid, regime que oprimia os negros impedindo os mesmos de ter acesso a serviços públicos como saúde e educação. Além disso, não tinham o direito de votar!

Segundo o Filósofo Mario Sérgio Cortella, Mandela ficou preso durante 27 anos, sendo 18 em uma solitária de apenas 1,60m de altura, mas ele tinha 1,90m. Foi torturado todos os dias durante esse período!


Quando saiu, se tornou símbolo da luta contra o regime, tratou seus torturadores com gentileza e se consagrou presidente da Africa do Sul em 1994.

Vamos pensar um pouco:
  • Todo esse tempo em uma cela tão mais baixa que sua própria altura e sair retinho?
  • Torturado durante quase 30 anos e não ter nenhuma marca aparente?

Até aí só citei opiniões pessoais. Mas por que ele foi preso?
  • Ordenou 156 atentados a bomba em locais públicos como igrejas e shoppings (morreram diversas mulheres e crianças) e isso tudo esta escrito em seu próprio livro (Um longo caminho para liberdade);
  • Tortura e assassinato dos seus inimigos e traidores. Mortes agonizantes com pneus e gasolina;
  • Foi preso e 1962 portando diversos tipos de armamentos e explosivos.
E o que ocorreu durante seu mandato como presidente?
  • Seu xará, Nelson Rockefeller estava a décadas tentando conseguir a concessão das minas de diamante do país africano, e não é que ele conseguiu logo quando Mandela foi eleito?
  • Entre 1995 e 2000, a renda familiar (todas as raças) caiu 40% segundo o National Bureau of Economic Research;
  • Em 2010, segundo a Medical Research Foundation, a Africa do Sul passou a ser considerada a capital mundial dos estupros e dos assassinatos (uma em cada 3 mulheres são estupradas antes de completar 18 anos) e 50% é estuprada em algum momento da vida. A cada dia: 59 assassinatos, 145 estupros e 752 violações graves por dia (só o que foi denunciado);
  • Em 2013, a transparência Internacional passou a considerar a Africa do Sul um dos 10 países mais corruptos do mundo. Segundo uma pesquisa, 83% dos sul-africanos disseram que a política no país é corrupta;
  • O número de Sul Africanos que fugiram do país foi maior proporcionalmente que durante o Apartheid.

Obviamente, sou contra o Apartheid e acho um absurdo alguém ter menos direitos por conta de sua cor de pele. Também sou contra tortura de presos. Inclusive já escrevi um texto sobre Direitos Humanos e expliquei isso.

Assista o vídeo de Stefan Molyneux:


Mais fontes:




Sugestão de livro: Guia politicamente incorreto da história do mundo (Leandro Narloch)




Comentários