Passe Livre




O transporte público nas regiões metropolitanas do Brasil, em geral é de péssima qualidade. Pequenas frotas que geram superlotações e desconforto a um preço de passagem totalmente injusto.

Com base neste cenário, foi fundado em Porto Alegre em 2005 o Movimento Passe Livre (MPL). Em resumo, a idéia é permitir que as pessoas usem o transporte público “de graça”.

Mas existe almoço Grátis? Dinheiro dá em árvore?

Quem vai pagar pelo combustível? A manutenção? O motorista?

Com ônibus grátis, as pessoas tendem a utilizar muito mais o transporte público, mesmo quando não houver tanta necessidade.

Lembram do Efeito Cobra? Aquele que o estado tenta resolver um problema e acaba gerando um outro bem maior? Pois bem, os custos que citei acima tendem a aumentar substancialmente. E quem vai pagar por isso? Justamente os mais pobres! Que além de usar um transporte público ainda mais cheio, em pior estado, verão os preços das outras coisas aumentarem devido aos impostos indiretos inflados pelo governo para compensar este problema.

Situação atual

No Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, acredita-se que existe um cartel de empresas de ônibus que é criado pelo próprio poder público através de concessões. As licitações quase sempre são alvos de questionamento mas essa briga sempre acaba em pizza.

Essas parcerias público-privadas permitem que o próprio governo estipule o valor das passagens. E é justamente por culpa do estado que tudo esta como esta.

Qual a Solução

Na minha opinião, a única solução é abrir o mercado! Permitir que a iniciativa privada concorra com o serviço "oferecido" pelo estado. Essa competição tende a fazer a qualidade melhorar e os preços caírem.

Mas e se as novas empresas cobrarem caro?

Quem normalmente usa o transporte público são pessoas com baixo poder aquisitivo, ou seja, essas pessoas que representam a demanda. Se os empresários do ramo não oferecerem preços no mínimo próximos aos atuais, eles simplesmente não vão vingar.

Além disso, outros empresários tendem a enxergar isso como oportunidade e entrar no ramo para conquistar esse público.

Reflexão

Geralmente, as mesmas pessoas que defendem o passe livre, criticam as empresas de ônibus que colocam o motorista para fazer também o papel de cobrador e sempre argumentam que tiram empregos dos trocadores. Mas aí eu me pergunto, se for passe livre, aí sim não haverá necessidade dele. Não seria uma certa incoerência?

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