Thanos vs Revolução Industrial




Mais um post sobre o último filme dos Avengers. Se você ainda não assistiu, relaxe, não vou fazer spoilers.

Thanos, o todo poderoso vilão da Guerra Infinita vai atrás das seis joias infinito durante a trama. Ele possui uma manopla que contém encaixes para cada uma delas. Caso consiga juntar todas as pedras, com apenas um estalo de dedos, ele matará metade das pessoas no mundo.

O vilão argumenta que existem muitos habitantes no planeta e que os recursos são escassos. Para ele, isso é o que gera tanta fome e miséria.

Mas será que ele tem razão? Será que se, de uma hora para outra, metade das pessoas desaparecessem o problema da miséria no mundo seria resolvido?

Seguindo a mesma linha de raciocínio, caso ocorra o inverso, se o número de pessoas no mundo dobrar o problema da fome irá se agravar bastante, certo? Agora, imagine se a população aumentar em 10 vezes? Pois foi exatamente isso que aconteceu na Inglaterra desde o início da Revolução Industrial até hoje.

O que aprendemos na escola é que a Revolução Industrial (1760 - 1840) fez máquinas tomarem empregos de trabalhadores. Se fosse assim, por que hoje, com tanta gente a mais o país é um dos que tem a menor taxa de desemprego no mundo apesar do gigantesco aumento demográfico?



Peste Negra

Um outro acontecimento que rebate a teoria de Thanos foi a Peste Negra que ocorreu em 1348 (também na Inglaterra). Uma pandemia que matou praticamente metade da população. E a história mostra que o país passou por uma horrível crise econômica logo após este fato.


Resumo

Acredito que a enorme maioria das pessoas deseja o fim da fome e da miséria no mundo. A discordância esta em como conseguir isso.

No entanto, precisamos lembrar que com menos pessoas no mundo, também diminui a força de trabalho e a demanda.

Nossa comida não fica pronta sozinha. Além de alguém pra cozinhar, é necessário ter pessoas para plantar, colher, cuidar dos animais, fazer os cortes, transportar, vender, etc. O mesmo vale para todas as outras coisas que consumimos.

Quanto ao que produzimos, precisamos de gente para consumir senão: Desemprego!

Espero que depois do filme, não apareça nenhum Malthusiano com a mesma idéia maluca!

Comentários