Vingadores vs Desemprego



A União Soviética foi extinta a quase 30 anos atrás, mas o debate entre Socialismo e Capitalismo voltou com tudo nos últimos anos. Parece uma Guerra Infinita!

Assisti ao novo filme dos Avengers no último final de semana, foi ótimo! Emoção a todo instante, diversos efeitos especiais e uma pitada de bom humor para sorrir em meio a tanta tensão.


Essas críticas sempre fazem referência à quantidade de pessoas que passam fome no mundo. Eles argumentam que é um absurdo os atores ganharem tanto enquanto outros não tem nada. Como se eles tivessem culpa de as coisas serem assim.

Já comentei sobre a diferença entre pobreza e desigualdade, e expliquei porque não existe necessariamente relação entre os dois. As pessoas não são pobres porque outras são ricas. Muito pelo contrário! Taxar os mais ricos só iria piorar a situação.

O objetivo aqui, é lembrar o número de pessoas que estão empregadas graças à indústria cinematográfica. A quantidade de profissionais que trabalharam na produção é enorme. Após o término do filme, vi uma lista interminável de nomes (créditos).

E os empregos indiretos? Olha quantos trabalhadores vendem ingressos, fazem a segurança, organizam o público, limpam as salas, vendem pipoca e refrigerante, etc. Diversos empregos criados no mundo todo graças obras como essa.

Essas mesmas pessoas usam seus salários para consumir: compram comida, roupas, vão ao salão de beleza, e por aí vai. É um efeito cascata que faz o dinheiro circular e gera milhões de empregos em todo planeta.

Se não houvesse a indústria cinematográfica, boa parte dessas pessoas estaria desempregada ou ocupando lugar de outros profissionais em outras atividades. Resultado? Mais desemprego! Mais miséria!

Comentários