Livre Mercado vs Cartéis


Essa é uma das críticas mais comuns ao livre mercado. Progressistas e nacionalistas dizem que se houver a livre concorrência, algumas empresas de determinados setores vão se agrupar e combinar preços semelhantes entre seus produtos e serviços. Com isso, o consumidor vai acabar pagando mais caro. Por isso, precisamos necessariamente do governo para resolver o caso.
Antes de continuar, é importante deixar claro que sou absolutamente contra essa tática usada por empresários inescrupulosos. Além disso, em momento algum vou afirmar que cartéis não são formados em países com livre mercado. O que quero fazer aqui, é um comparativo entre quem é mais eficiente para prevenir e impedir que práticas abusivas como essa ocorram: a livre concorrência ou o governo?
Vou tomar como base:
- O ranking de liberdade econômica (fonte 1);
- Uma reportagem da Folha de São Paulo com diversos compartilhamentos (fonte 2)
- Uma pesquisa que mostra o quanto pagamos de imposto por cada produto ou serviço (fonte 3)
* Primeiro, acho que temos que identificar a causa do problema: O próprio Estado!
Empresas do mundo todo tendem a implantar suas atividades em países onde a probabilidade de prosperar é maior.
Só para ter uma idéia, o Brasil é o 125º no ranking de liberdade econômica, e sabem quem está na posição anterior (124º)? O Irã! Isso mesmo, o país que sofreu diversas sanções econômicas impostas pelos EUA, não tem 10% das nossas belezas naturais e com um povo bem menos simpático que o nosso. Apesar disso, a probabilidade de montar uma empresa lá e dar certo é maior que aqui no Brasil. E vale lembrar que, com menos empresas, menos empregos.
É justamente o baixo número de empresas concorrentes que facilita a formação de cartéis.
Achar que o governo vai resolver um problema criado por ele mesmo, é como cheirar uma pedra de crack para se curar de uma overdose.
* Reportagem da Folha de São Paulo (fonte 2)
Resumindo, as empresas Samsung, LG, Philips e Toshiba combinaram de vender TVs por um preço igual. Fizeram isso durante 12 anos. O esquema foi descoberto pela confissão de alguns diretores em troca de diminuição da pena. Ninguém foi preso e as empresas juntas tiveram que pagar uma multa de 4,9 milhões.
Quando você compra um monitor em uma loja, você paga 45% em impostos (fonte 3), ou seja, o governo também fatura com isso. Como comparativo, nos EUA os impostos sobre qualquer produto ou serviço fica entre 6 e 7% dependendo do estado.
Não achei nenhum estudo sobre a quantidade de monitores vendidos por essas empresas durante esse período no Brasil, mas acredito que o faturamento delas foi infinitamente superior à multa cobrada pelo governo.
Não vi nenhuma empresa nova surgindo no mercado brasileiro para ser uma alternativa a essas e permitir que os consumidores fizessem um boicote.
Se o estado fosse tão eficiente para resolver essa questão, com certeza não demoraria 12 anos.
Em um país de livre mercado, outras empresas ao redor do mundo iriam se aproveitar dessa situação (perceber que os preços estavam acima do normal e com valores semelhantes entre os concorrentes) e iriam entrar na disputa apresentando um produto melhor e mais barato. Automaticamente o cartel seria desfeito. E quem se daria bem com isso seria justamente o consumidor!
Discorda? Fique a vontade para comentar!
FONTES
Fonte 1 - Ranking de países por facilidade de empreender:http://portugues.doingbusiness.org/rankings
Fonte 2 - Reportagem da Folha de São Paulo:https://www1.folha.uol.com.br/…/samsung-lg-philips-e-toshib…
Fonte 3 - imposto por produto: http://especiais.g1.globo.com/…/2015/quanto-pagamos-de-imp…/ (busca por “televisor”)


Comentários