Vamos lutar contra a corrupção? (Parte 1)




Um dos maiores problemas do nosso país é a corrupção, acho que todos concordam!

Os escândalos  são tão grotescos e ocorrem com tanta frequência que muitos chegam a desacreditar no Brasil.

Muitas multinacionais deixam de implantar suas atividades aqui por conta desse problema. E vale lembrar que: sem empresa, sem emprego!

Além disso, os mais pobres são os que mais sofrem com isso. Eles são os que mais utilizam serviços públicos: saúde, educação, etc. E o desvio de verbas públicas para esses serviços acaba prejudicando nosso povo tão sofrido.

Mas e aí? Será que existe uma solução para este problema? É justamente isso que quero debater nos próximos posts.

Primeiro, precisamos ser francos: Todos os países do mundo tem corrupção! Uns mais, outros menos! Meu objetivo é fazer meu papel como cidadão para ajudar a diminuir os índices brasileiros e melhorar nossa reputação nesse sentido. Portanto, se gostar, compartilhe por favor! Se não gostar, critique! (Com educação é claro!).

Como conservador, eu costumo olhar experiências bem sucedidas ao redor do mundo. Por isso, vou usar como base um estudo feito pela Transparência Internacional e outro feito pelo Banco Mundial. São dois rankings, o primeiro ordena os países por níveis de corrupção (Fonte 1) e o segundo, por liberdade econômica (Fonte 2).

Apesar de o primeiro ranking ter 10 países a menos, a relação entre eles é clara. Só para você ter uma idéia, 13 países estão entre os vinte primeiros em ambas as listas. São eles: Nova Zelândia, Singapura, Dinamarca, Hong Kong, Estados Unidos, Reino Unido, Noruega, Suécia, Finlândia, Austrália, Irlanda, Canadá e Alemanha.

Agora se você olhar ambas as listas de trás pra frente, vai perceber 14 dos vinte países mais corruptos estão também entre os vinte com menos liberdade de mercado. São eles: Somália, Eritréia, Venezuela, Sudão, Iemen, Líbia, Afeganistão, Congo, Chade, Congo, Guiné-Bissau, Angola, Síria e Guiné Equatorial.

As ditaduras Cuba e Coréia do Norte não estão no ranking da Transparência Internacional e, na minha opinião, se eles estivessem o número de interseções nesse último comparativo seria ainda maior.

O motivo dessa relação é bem simples: quanto mais inflado é o governo, mais exposto a ações inescrupulosas ele fica.

Só para efeito de curiosidade, o Brasil é o 96º no ranking de corrupção e o 125º no de liberdade econômica.

Esse ano, teremos eleições para Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador, Senador e Presidente da República. Os seus candidatos defendem o livre mercado? Caso negativo, talvez seja interessante repensar sua opinião.



Abraço a todos!

Comentários

Postar um comentário